segunda-feira, 30 de maio de 2022

O que é dislexia?


 Este ano terminei de escrever meu trabalho de conclusão do curso de pós- graduação em psicopedagogia, além de redatora e de ter escolhido a área de comunicação social, eu fui professora em escolas estaduais por um período que eu gostaria que fosse maior, mas enfim por diversos motivos eu acabei não atribuindo sala de aula, mas ainda penso muito em voltar, fiquei indecisa sobre o que escolher para fazer a pós graduação, acabei optando por dois cursos diferentes de pós graduação em psicopedagogia e arteterapia. 

Depois de trabalhar como professora de ensino médio e fundamental II eu fiz estágio em pedagogia, estava decidida a seguir a área de educação, e pensava em trabalhar um pouco com as primeiras séries, fiz um curso de licenciatura para bacharéis e depois uma segunda licenciatura em pedagogia que me habilitou a trabalhar com as primeiras séries, ao mesmo tempo minha mãe conseguiu um emprego em uma escola com sala de apoio, aos poucos este universo começou a fazer parte do nosso cotidiano e eu aprendi bastante coisa. 

Apesar de ter conhecimento sobre as deficiências e necessidade de inclusão eu não compreendia como algumas crianças não conseguiam ler com tanta rapidez quanto as outras, aqui em casa minha mãe sempre diz que cada criança tem seu tempo, cada um gosta de fazer uma coisa ou outra e ninguém é igual, desta maneira fui conduzindo as coisas pensando que um dia tudo ia se ajeitar. 


A Dislexia 

Mesmo tendo uma sala de apoio na escola onde eu também trabalhei de fato eu nunca tive contato com uma criança com dislexia, do tipo " tenho um relatório e sou mesmo dislexico", a dislexia é algo muito difícil de ser diagnosticado, já que a criança parece ter dificuldade em aprender a ler no início, o professor pode ignorar o fato e pensar que as coisas vão se resolver, mas é muito comum a criança desistir da escola e ser apoiada pelos pais já que a dislexia pode ser algo hereditário, então é possível que existam adultos com dislexia que não exigem de seus filhos a frequência nas aulas.

A criança desiste da escola e fica em casa assistindo tv, o problema é que a falta da frequência nas aulas gera despreparo no adulto que acaba por optar por funções de salários menores no mercado de trabalho, a Associação de Dislexia do Brasil informa que são poucas as pessoas que recebem o tratamento adequado para este transtorno e na maioria das vezes não sabem que se trata da dislexia o motivo pelo qual não conseguem ler. 

No ano de 2020 foi ao ar a novela " Salve-se quem puder" onde o personagem Bruno é indicado para o cargo de copeiro de um restaurante, logo se destaca na função, mas um obstáculo impede que Bruno se torne garçom, são as comandas, além da dislexia Bruno também tem disgrafia e sua letra é ilegivel, a personagem Micaela, dona do restaurante, busca ajudar e indica um médica para auxiliar Bruno. 


Materiais de Áudio são Improntantes 

Também Clarissa que é a personagem que ilustra este conteúdo foi mostrada na novela "Duas Caras" Clarissa tem problemas para ler por isso precisa da ajuda da mãe para estudar para o vestibular, ela quer ser professora. 

Os materiais de áudio são muito importantes para a criança com dislexia, ao escrever o meu trabalho de conclusão de curso me dei conta de que poucas vezes eu tinha falado sobre áudio livros no blog, comecei a postar conteúdos sobre áudio livros que podem ser uma maneira interessante de despertar o interesse da criança com dislexia. 

É importante também que a escola indique conteúdos de vídeo e áudio relacionado a matéria que está sendo aprendida, estes conteúdos podem ser encontrados na internet, no youtube ou mesmo aplicativos que oferecem áudio livros gratuitos. 


O que é dislexia? Como Tratar? 

A dislexia não é doença é um transtorno da leitura que está relacionado ao neurônio, desta maneira pode estar relacionado também ao alzheimer em pessoas idosas, a criança quando aprende a ler ela passa a decifrar o código com facilidade, os psicopedagogos chamam isto de desenvolvimento da coordenação motora fina, o nervo neural que é um fio começa a ficar mais grosso, assim como os músculos do corpo quando a pessoa pratica exercício de musculação, no alzheime o fio se afina e se perde por ocasião da idade. 

Na dislexia existe uma dificuldade deste fio assumir uma densidade suficiente para que o indivíduo decodifique o código com facilidade, em um outro tempo se não houvesse tanta necessidade de leitura este fato poderia passar desapercebido, mas na atualidade e com o desenvolvimento da ciência e neuropsicopedagogia este fator se tornou importante para o estudo do desenvolvimento da coordenação motora fina. 

Com o tempo o neurônio ganha maior densidade, por isso a pessoa com dislexia aprende a ler mais tarde do que o esperado e pode levar uma vida normal, o importante é que tenha conhecimento e não sofra por isso a ansiedade e depressão pode atrapalhar muito uma pessoa com dislexia. 


Como Tratar a Dislexia? 

A ABD é a Associação Brasileira de Dislexia, uma crítica feita ao Brasil é que são raros e pouquíssimos os casos de disgnósticos da dislexia, em meu trabalho eu falo sobre a falta de psicopedagogo que atuem na área clínica, este profissional é responsável pela confecção do relatório que atesta a dislexia para a escola, além do neuropsicopedagogo e pedagogo o professor com formação graduação ou pós graduação poderá fazer a confecção do relatório para atestar a dislexia. A sala de apoio também pode auxiliar a criança no tratamento oferecendo reforço escolar. 

Em ocasião da falta de psicopedagogos pós- graduados que atuem na área clínica foi criado no Brasil a Graduação em Psicopedagogia que oferece o curso de psicopedagogia de nível superior para pessoas que desejam trabalhar em consultórios e salas de apoio, além do atendimento da dislexia este profissional pode também trabalhar com as deficiências sindrome de down, altismo e outras.