domingo, 22 de maio de 2022

Eclipse do dia 15 de Maio

Vídeo do Momento do Eclipse Lunar


 No dia 15 (domingo) exatamente a 1 (uma) da manhã aconteceu o eclipse de sangue onde a lua adquiriu uma cor avermelhada, embora algumas crianças tenham visto o exato momento do fenômeno astrológico muitas outras ainda não sabiam. 


O que aconteceu? 

Ao longo da noite vimos a lua sumindo e a sombra da terra passando na frente, o evento chegou em sua totalidade perto da 1:1 h.s. quando a sombra cobriu completamente o disco lunar, e a lua ficou avermelhada. 


Por que a  lua ficou vermelha? 

É o mesmo fenômeno que torna o por do sol vermelho, é como se a luz do sol fosse filtrada pela nossa atmosfera e sobrasse esse vermelho que espalha a luz do sol que incide sobre a lua. 

Dessa maneira os raios que iluminam o satélite natural da terra (lua) atravessando o espaço porém não é possível ver os raios que incidem diretamente na lua porque ela está coberta, a cor fica vermelha porque os raios vermelhos e alaranjados são de comprimento mais longos enquanto as outras cores perdem intensidade a medida que ocorre o fenômeno. 

" É como se todo os amanhecer e entardecer do mundo fossem projetados na lua", explica a NASA."


Quais os países do mundo viram o eclipse da lua? 

O eclipse pode ser visto em todo o planeta terra isto é uma raridade, o próximo eclipse lunar deve acontecer no mês de novembro e deve ser visto apenas parcialmente no Brasil.