quinta-feira, 12 de maio de 2022

Prefixos e Sufixos- Conteúdo 5°ano

 

Olá pessoal do 5°ano! Gostaria de dizer que estou muito feliz em ser a nova professora da classe, sei que nos conhecemos a bem pouco tempo, mas gostei muito de vocês, espero que todos tenham acesso a este conteúdo, gostei muito da escola e fiquei muito feliz em saber que vocês tem acesso a Escola Games, este é meu blog desta maneira eu consigo organizar minhas ideias e o conteúdo necessário para passar para sala. 

Observei que no livro existem duas questões sobre prefixos, porém não existe uma explicação sobre o conteúdo então vou colocar nesta postagem uma cópia do texto que está no site "Toda Matéria", o planejamento prevê também a aprendizagem de gêneros textuais e principalmente sobre cartas, este conteúdo vai estar no próximo post, onde vou deixar um vídeo para vocês assistirem.

Mais tarde, vamos nos encontrar na escola e faremos atividades, vou explicar na lousa e daremos continuidade a nossa aula, não faltem!

No final tem o vídeo!


Lembrete Faremos a Atividade do Livro de Português 

Páginas 90, 91, 92 e 93.


Tem também um filme no final deste post!

 


                        Prefixo e Sufixo


Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
 
Professora licenciada em Letras




⇒Prefixos e Sufixos são morfemas que se ajustam as palavras, ou seja se estiverem antes do radical é prefixo e se estiverem depois do radical é sufixo. 

⇒Exemplos: Antipatia ( anti=prefixo), Retroceder (retro=prefixo), Tolerante ( ante=sufixo, realismo (ismo=sufixo). 


Sufixos

Sufixos Nominais
Os Sufixos Nominais se juntam ao radical para formar substantivos e adjetivos, eles podem ser aumentativos ou diminutivos



Outros Sufixos Nominais

Sufixos Verbais e Adverbiais



Vídeo