segunda-feira, 6 de junho de 2022

Será que comer muito doce faz mal a saúde? Comer Alimentos Industrializados Prejudicam o Sistema Nervoso? Da pra controlar a merenda e comer doce apenas um dia da semana ?


Todo mundo já ouviu dizer que comer doces faz mal a saúde, a mamãe vive dizendo isso, ou é porque engorda, ou porque vai fazer mal ao estomago, são diversas as razões que não permite que as crianças comam doces todos os dias.

A melhor maneira de evitar os males que o doce pode causar é a conscientização, os adultos conscientizam as crianças de que alguns doces podem fazer mal, e as crianças devem ficar atentas ao que é consumido na hora da merenda.


Mas afinal, comer doces faz mal a saúde e causa hiperatividade?

Não só os doces mas os alimentos industrializados em geral podem fazer muito mal a saúde das crianças, a primeira vez que isto foi constatado e pesquisado no ano de 1970 um médico chamado Beijamin Feigon identificou que as crianças que comiam muito doce apresentavam mais irritabilidade e ansiedade.

Dos anos 70 até 2019 muita coisa foi descoberta, além disso cresceu o número de crianças obesas no planeta, isso porque as pessoas preferem comer alimentos industrializados pois são mais rápidos de serem fabricados, sem pensar os males que isto pode causar para a criança e também para os adultos. Este estudo pode ser considerado um início dos estudos da hiperatividade nas crianças. 



No Brasil as crianças que comem muito doce também são mais ansiosas?

No Brasil um estudo recente mostrou que as crianças que comem muito doce industrializado também são mais ansiosas, mas a pesquisa foi além mostrando que a deficiência de zinco por exemplo pode causar dificuldade na escola, além do zinco outros nutrientes são fundamentais para o bom funcionamento do cérebro, como o ferro encontrado no feijão.

O japão é um país referência em alimentação infantil, la é comum as crianças levarem Gorrá na lancheira, o Gorrá são bolinhos de arroz , é comum também para as mães fazerem carinhas e desenhos utilizando o Gorrá e os Legumes, os Japoneses fazem desenhos coloridos para as crianças se sentirem motivadas a fazer a refeição.


Como evitar os males causados pelo consumo excessivo de alguns alimentos?

As vezes dizer não para o doce não é o melhor remédio, afinal a criança não come doce mas se alimenta mal, e também não consome feião, ovos, legumes e frutas que faz bem a saúde, a rotina cada vez mais estressante da vida moderna faz com que os adultos e crianças comam muitos alimentos industrializados que faz mal a saúde.

A melhor maneira de evitar problemas com a alimentação e consumo excessivo a aditivos industrializados é ler o rótulo das embalagens, muitas marcas famosas de alimentos já estão preocupada com os consumidores que necessitam de alimentos mais saudáveis, por isso é necessário ler o rótulo.


Qual alimento é o melhor para a criança?

Os doces caseiros também podem ser excelentes fontes de energia para a criança, por exemplo brigadeiro preparado pela mamãe, doce de banana que é uma delícia, evite consumir alimentos industrializados e se for inevitável diminua o consumo de alimentos industrializado para uma vez por semana por exemplo, isso pode diminuir bastante a ansiedade da criança. 

Para ter mais foco nos estudos consuma alimentos rico em minerais como o zinco e o ferro, Feijão é uma excelente fonte de ferro, Ovos, Aveia e Peixes.