sexta-feira, 1 de julho de 2022

Animais Hermafroditas

 


Minhocas Copulando: Fonte da Imagem Wikipédia


Os animais hermafroditas são aqueles que possuem dois órgãos reprodutores masculinos e femininos, as minhocas são consideradas seres hermafroditas possuindo tanto o órgão reprodutor masculino como o feminino. porém no caso das minhocas elas não conseguem se reproduzir sozinhas e por isso a forma de reprodução das minhocas é chamada de hermafrodita cruzada, ambos os sexos estão localizados no lado oposto a cabeça da minhoca, para se reproduzir duas minhocas se grudam e guardam ovos fecundo em seu interior depois estes ovos são depositados na terra e ao se romper dão origem a outra minhoca idêntica. 


Já as ostras também são hermafroditas e também algumas espécies de peixes como o peixe palhaço e o jaraquiri, no caso do peixe palhaço acontece algo muito curioso na ausência de uma fêmea um dos machos pode assumir o papel de fêmea desenvolvendo hermafroditismo para que ocorra a reprodução do grupo e espécie. 


As ostras também se reproduzem de forma curiosa e muito harmônica, em algumas espécies durante um ano inteiro a ostra produz ovinhos assumindo o papel de fêmea na produção, depois no ano seguinte a mesma ostra produz os espermas que são fecundados nos ovos para dar origem a outros seres. A reprodução das ostras é definida pelos cientistas como sexuada e hermafrodita já que podem receber espermas também de outras ostras. 


Existe Hermafroditismo Nos Seres Humanos?

O Hermafroditismo nos seres humanos ainda está sendo estudado, atualmente acredita-se que pode haver alterações hormonais que decorrem no aparecimento de características masculinas ou femininas em sere humanos, esta alterações podem decorrer de uma alteração genética ou mesmo se apresentarem como disfunção hormonal. 


Em caso de utilização de hormônios sintéticos masculinos ou femininos o termo que atualmente se utiliza e é considera adequado é a "intersexualidade" este termo se refere a mais de 40 variações em que uma pessoa nasce se se encaixar no que é dito como feminino ou masculino, de acordo com o sexo biológico.