Aconteceu pela primeira vez no mês de junho após pandemia a Olimpiada das Escolas Públicas, conhecida como OBMEP e apesar do nome pode ter a participação de alunos das escolas particulares a premiação para os vencedores são medalhas de menção honrosa.
Demorei pra postar a noticia no bloguinho porque não sabia se haveria mesmo olímpiadas, e apesar dos inúmeros cancelamentos do evento que ja está na 16° edição, a Olimpiada já trocou de nome algumas vezes e sempre encontra alunos empeados em participar apesar das dificuldades que encontra a educação brasileira.
Entre os alunos inscritos na olimpíada deste ano a maioria era meninos, por isso falta meninas na Olímpiadas de Matenática, para os meninos e meninas que querem participar da OBMEP o site do evento conta com provas e gabaritos de todos os anos e séries é só clicar no link e começar a estudar.
Clica no Link para ver as provas 👇
http://www.obmep.org.br/provas.htm
Este ano a primeira questão foi motivo de nervosismo para os candidatos, a questão perguntava a cor do chapéu do pinóquio. Além de muitos alunos ter contestado sobre a relevância da questão em uma prova de matemática, outros acabaram desabando pela popularidade do personagem e revelando um lado humano, tão interessante quanto as questões de matemática.
É sempre bom lembrar que não deve ser escrito bilhetes nas provas e cadernos de qualquer exame, mesmo na redação do ENEM ou SARESP, bilhetinhos nas provas é motivo de nota zero, anulação da prova, principalmente quando direcionado a banca examinadora, bom sem dúvida a questão exigia um grande preparo das crianças e foi cancelada.
Qual era a resposta da questão do Pinóquio ?