segunda-feira, 1 de junho de 2020

O que é Sociedade da Informação?




A Sociedade da Informação é um conceito que surgiu da necessidade de explicar a globalização na era da informática, caracterizada principalmente pelo surgimento das diversas mídias rádio, tv, revistas e jornais, mas principalmente na era da informática onde o computador é responsável pela  união de vídeos, textos e outros conteúdos.

Os teólogos compreendem que a Sociedade da Informação afeta a economia além da necessidade de produção de tabletes, televisores e outros componentes que acompanham o desenvolvimento tecnológico a Sociedade da Informação é constituída de conteúdos diversos que podem ser palpáveis ou não palpáveis.


Os recursos palpáveis são aqueles que representam necessidades de acesso, preciso de determinada mídia para ter acesso ao conteúdo que desejo apreciar, podemos citar na atualidade a necessidade do computador para ter acesso ao conteúdo da Escola Digital, os recursos não palpáveis são aqueles que compreendem ideias músicas, textos que trazem um conceito ou material que devo aprender para passar no ENEM.


Por que a Sociedade da Informação pode ser um obstáculo para quem busca conhecimento? 

A Sociedade da Informação pode representar um obstáculo quando existe muita informação e o receptor não é capaz de compreender qual informação é a correta, por exemplo quando uma notícia falsa é publicada na internet e muitas pessoas compartilham o conteúdo que atinge diversas mídias Whatsapp, Blogs, Páginas do Facebook.

Um outro ponto muito explorado pela Teoria da Sociedade da Informação é o conteúdo que é diverso e atrapalha a atenção das crianças que se interessam por jogos digitais e filmes do youtube estando cada vez mais distantes das coisas naturais como correr, ir ao parque e outros.


Qual a relação do conhecimento com a Sociedade da Informação? 

A informação é sempre uma constante ela está em vários lugares porém o conhecimento é algo consolidada e aquilo que podemos dizer verdadeiro, embora dizemos que a sociedade da informação é a mesma do conhecimento o conhecimento somente é verdadeiro quando passa por uma avaliação ou prova.

Desta maneira o conhecimento para ser considerado verdadeiro pode passar por um controle de qualidade, por exemplo se meu celular possui determinado defeito e está relacionado a utilização da bateria é necessário que se comprove o defeito na bateria.

Outro exemplo pode ser relacionado ao conhecimento didático, dizemos que Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil isso é um conhecimento consolidado pela educação e história do Brasil, podemos dizer também que foi passado entre gerações e é um conhecimento científico histórico.


O que nos faz livres na Sociedade da Informação? 

Todo o conhecimento é passível de ser contestado, por isso na Sociedade da Informação é possível que surja muito mais pesquisadores, mestres e doutores, com certeza as pessoas deverão ser multitarefas e poderão optar por mais de uma profissão ao longo da vida, a liberdade e busca pela felicidade e bem estar deve estar presente em todos os paradigmas da sociedade da informação para que o homem não seja robotizado ou se torne escravo do conhecimento.

A liberdade está em conhecer e julgar o que é correto, na busca do homem pelo relacionamento em grupo na Sociedade da Informação surgem grupos e comunidades que unem gostos e promovem discussões sobre conteúdos, as conversas em grupo e redes sociais tornam-se essencial para o homem em um mundo cada vez mais dominado pela máquina.

A liberdade está na participação e no acesso, por isso em um ambiente de aprendizagem é importante que todos participem das discussões para que o saber seja consolidado e principalmente para que a liberdade de expressão esteja presente.