terça-feira, 30 de junho de 2020

A importância da utilização de máscaras de proteção COVID-19



Fonte Blog Como Fazer Artesanato
 www.comofazerartesanato.com.br/ máscaras-infantis-moldes.

Um decreto do governo do estado de São Paulo tornou obrigatório a utilização de máscaras em lugares públicos com o objetivo de diminuir a contaminação pelo novo corona vírus COVID-19, o decreto tem tempo indeterminado, as máscaras devem ser utilizadas até que uma vacina seja inventada para acabar com o vírus.

Nas ruas de São Paulo não é comum ver crianças utilizando máscaras, porém as máscaras deverão fazer parte também do cotidiano dos pequenos, principalmente após a volta as aulas que deve acontecer no segundo semestre, elas devem ser feitas sobre medida para as crianças desta maneira não devem ser muito grandes e caírem do rosto e também não podem ficar muito pequenas pois poderão escapar das orelhas.


As máscaras de proteção feitas de pano são seguras?

As máscaras de proteção feitas de pano são seguras para utilização em lugares abertos, elas são utilizadas em UTI Infantil a um bom tempo, porém no atendimento aos pacientes do Corona Vírus os médicos utilizam dois tipos de máscaras as máscaras de pano que protege a boca e o nariz e também uma máscara de acetato que cobre todo o rosto.


Como devem ser confeccionadas as máscaras de pano? 

As máscaras de pano devem ser confeccionadas com dois panos um para o lado da frente e outro no fundo da máscara, o pano do fundo da máscara pode ser branco ou da mesma estampa do pano utilizado no lado da frente, o importante é que a máscara tenha duas faces.


Que tipo de máscara é vendido para as crianças? 

As crianças são um público diferenciado na utilização de máscaras de proteção, isso porque elas podem apresentar problemas para utilizarem as máscaras já que a máscara pode representar um incomodo por isso as máscaras infantis são bastante diversificadas com bichinhos, personagens e até mesmo times de futebol.

Eu gosto bastante de máscaras infantis com estampas miúdas com dinossauros, galáxias e planetas, mas o mercado oferece máscaras com excelente qualidade que são materiais de sublimação com estampa de Super Heróis e para as meninas as confeccionadas em cores pastéis com personagens da Minnie, Hello Kitty e outros.


Qual a importância da estampa nas máscaras infantis? 

Além de ser uma maneira divertida de encarar o problema para as crianças e uma maneira de persuadir os pequenos as máscaras também pode ser um jeito de diferenciar a utilização de uma e de outra em casa ou na escola estampas diferentes diferenciam qual a máscara de um e de outro, para que não haja confusão.

O recomendado é que se utilize duas máscaras, ou seja cada criança ou adulto deve ter uma máscara sendo utilizada no rosto e mais outra guardada em um saquinho plástico para que possa trocar no caso de precisar tirar a máscara para comer ou por qualquer outro motivo.

As mães podem buscar moldes de máscaras infantis na internet existem diversas opções para confecção de máscaras, com o decreto estadual muitas lojinhas também já disponibilizam o produto em diversos tamanhos.


Quais medidas de proteção devem ser tomadas para utilização de máscaras de pano? 

As máscaras de panos devem ser lavadas após a utilização e deixadas no molho com cloro ou água sanitária e sabão, após o período de molho elas podem ser esfregadas e colocadas no varal ou serem levadas para secadora de roupa, o recomendado é que se tenha mais de uma máscara para que possa ser trocada sempre que houver necessidade.



Veja também post sobre Máscara Covid Sublimação 👇