O ganhador do osca de melhor filme internacional "Ainda Estou Aqui", conta sobre um período importante de nossa história recente a tortura e desaparecimento de pessoas após golpe militar, além deste muitos outros filmes retratam este período da história do Brasil.
O filme é uma adaptação do livro escrito por Marcelo Rubens Paiva, filho de Rubens Paiva, e conta a trajetória do desaparecimento de Rubens Paiva até o reconhecimento de sua morte causada pela tortura que sofreu, o corpo de Rubens Paiva nunca foi encontrado.
Eunice Paiva recebeu o atestado de óbito no ano de 1.996 e o evento contou com a transmissão em rede nacional , a esposa do deputado diz ser um alivio receber a confirmação do óbito, assim é somente a partir deste ano que muitas famílias recebem confirmação da morte de entes queridos que estavam desaparecidos, bem como para o Brasil é a confirmação de que ocorreu tortura e campos de concentração dos considerados Inimigos do Estados,
Quem é Marcelo Rubens Paiva ?
Marcelo Rubens Paiva é filho mais novo de Rubens Paiva, e grade nome da literatura brasileira, contemporânea da segunda fase do modernismo, no mundo é o único autor que tem dois best seller que são biografias autorais, onde o autor conta fatos de sua vida: "Feliz Ano Velho" e "Ainda Estou Aqui".
Depois do desaparecimento do pai Marcelo e a família voltam a São Paulo para viver na casa dos avós, o livro "Feliz Ano Velho" conta a história do primeiro ano novo de Marcelo em São Paulo , em uma festa com os amigos aos 17 anos ele sofre um acidente e fica tetraplégico, esta é a primeira obra de Marcelo Rubens Paiva escrita no ano de 1.982.
Marcelo também escreveu outros livros como Blecaute (1.992), O Homem que conhecia as mulheres (2006) e Ainda Estou Aqui (2015) que foi adaptado para o cinema, Marcelo Rubens Paiva também é roteirista e escritor de peças de teatro. Ainda Estou Aqui reúne lembranças da família, fotos e outros documentos guardados após o seu desaparecimento.
Quem é Eunice Paiva?
Como é mostrado no filme Eunice Paiva volta a estudar e torna-se ativista na luta pelos direitos humanos, importante figura para julgamento dos crimes militares, Eunice também tem destaque nas lutas pelos direitos indígenas no Brasil, foi advogada e faleceu no ano de 2018 aos 89 anos de idade.
Quem foi Rubens Paiva?
Rubens Paiva era deputado eleito do estado do Rio de Janeiro, ele também era engenheiro , após o golpe militar Rubens Paiva se opunha a algumas leis brasileiras e oferecia ajuda a pessoas perseguidas pelo estado, Rubens Paiva foi preso por ser considerado Inimigo político, apesar de ter abes corpus , Rubens nunca foi solto ou encontrado, somente no ano de 1996 sua esposa Eunice Paiva recebe o atestado de óbito e confirmação de que Rubens Paiva havia sido morto e torturado.