quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Quem realmente esteve na Guerra do Paraguai?

 


    O telespectador já deve ter percebido que Ana Neri realmente existiu é uma das primeiras enfermeiras formadas pela Santa Casa do Brasil, neste trecho da novela a história é real, Ana Neri realmente esteve na Guerra do Paraguai, teve três filhos que serviram o exército brasileiro e escreveu uma carta ao imperador denunciando a falta de insumos e equipamentos para os soldados.

     A carta chega a D. Pedro que informa que enviará o necessário aos soldados dando especial atenção a enfermeira, após conversa com D.Pedro Ana Neri se torna voluntária na guerra com o objetivo de ficar perto dos filhos, infelizmente assim como na ficção na vida real ela perde um dos seus filhos, mas a enfermeira e seus filhos voltam para casa após o fim do conflito. Ana Neri morre aos 65 anos de idade dez anos após o fim da guerra em sua casa no Rio de Janeiro no dia 20 de maio de 1880. 

        A Guerra do Paraguai marcou o fim do auge de D.Pedro II já que no conflito muitos homens morreram, o imperador participou ativamente dos combates entre 1870 e 1880, os planos abolicionistas também são cada vez menos possíveis e a maior crítica ao império é relacionada a permissão de senhores que enviavam seus escravos para a guerra, isso não foi bem visto no exterior, D.Pedro II era odiado por aqueles que não queriam a abolição pelo seu desempenho em alguns combate e também por aqueles desejosos do fim da escravatura negra pela aceitação de negros escravos e pela morte de muitos negros em combate.