sábado, 9 de outubro de 2021

Questão Christie - Conflito Brasil e Inglaterra



No episódio que foi ao ar ontem, sexta feira o personagem Samuel anuncia que navios ingleses estão com armas apontadas no litoral brasileiro e então é questionado por sua noiva, estamos em guerra com a Inglaterra? Pedro descobre que navios ingleses atacaram navios brasileiros. 


Assista ao vídeo com o episódio no Globo Play: 


Os episódios que vão ao ar na próxima semana falará um pouco sobre um fato real chamado de "Questão Christiie", este fato diz sobre um conflito que ocorreu entre os anos de 1862 e 1865, isso porque a coroa britânica estava empenhada em acabar com o tráfego de escravos por influência de novos pensamentos no continente europeu e em decorrência do desenvolvimento da industrialização uma nova ordem social e econômica deveria ser estabelecida entre o antigo e novo continente, no entanto o Brasil foi o último  aceitar a libertação dos escravos. 


A lei Eusébio de Queirós datada de 1.850 era parte de um cordo brasileiro com os ingleses, que proibia o tráfego de negros no atlântico, desta maneira apenas os negros que já eram escravos continuariam nesta condição, mas não foi o que aconteceu e o Brasil neste período continua fazendo tráfego de mão-de-obra escrava. 


Motivo do Impasse Diplomático "Questão Douglas Christie" 

A Inglaterra investigava navios no oceano atlântico, a fim de saber se o acordo estava sendo cumprido e impedir o tráfego de escravos contava com ajuda do embaixador britânico no Brasil, além de descumprir a lei o Brasil também foi acusado pelo embaixado britânico Willian Douglas Christie de negligência culpando o governo pelo naufrágil do "Prince of Walles" que aconteceu no Rio Grande do Sul, o navio inglês foi interceptado por militares brasileiros, o embaixador britânico exigiu indenização pela carga perdida e punição dos militares que mantiveram os marinheiros da embarcação presos. 


D.Pedro II negou a pagar a indenização defendendo a honra da soberania nacional, apesar do embaixador inglês ter provas de que o Brasil continuava a trafegar escravos, internacionalmente isto passou a ser uma vergonha para o imperador D.Pedro II.  


Desfecho do Impasse Diplomático "Questão Douglas Christie"

D.Pedro II solicita explicações a Inglaterra sobre o comportamento do embaixador Douglas Christie no Brasil, Douglas Christie foi acusado de falta de diplomacia. 


Para mediar a situação e evitar um conflito ainda maior o Rei Leopoldo I da Bélgica foi escolhido para ser juiz no tratado, e em 18 de junho de 1863 declarou o Brasil vencedor do impasse, o que levou a um pedido de desculpas oficial, por parte da Rainha Vitória (Reino da Inglaterra), desta maneira foi teve fim o impasse diplomático entre o império brasileiro e o Reino da Inglaterra. 


Assista ao vídeo com o episódio no Globo Play: