segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Sólidos Geométricos





Apesar de existirem muitos sites de conteúdos e jogos relacionados aos sólidos geométricos eu ainda não consegui substituir a atividade de montar um dado pela leitura e realização de conteúdo digital, acredito que esta é a melhor maneira de compreender o conteúdo ainda, com o objeto em suas mãos a criança pode observar a capacidade de sua criação. 

Foi por isso que escolhi como exemplo o dado já que fica fácil da criança compreender a Geometria Espacial e as formas planas, com a confecção do dado a criança observa que o quadrado, que já conhece observada a figura dos livros e cadernos possui quatro lados, já o dado nas suas mãos é tridimensional e apesar de possuir forma quadrada ele possui seis faces. 

Me lembro de quando passei por este conteúdo no ensino fundamental, sempre gostei de artes e escolhi fazer uma caixinha com florzinhas com o quadrado que deveria ser feito em uma folha de sulfite, até hoje trabalho com confecção de personalizadas até pensei em citar como exemplo as caixinhas milk, mas me lembrei do meu sobrinho que escolheu fazer um dado com o cubo e de como aprendemos juntos que a forma tridimensional tem seis faces por conta dos pontinhos desenhados em cada uma delas. 

Além do dado a visualização do cone que costumo relacionar com o chapéu de uma bruxa ou cone de trânsito, não confunda com pirâmide que possui lados e leva o nome de pirâmide, qual o nome daquele pedregulho que se coloca na rua sem saída mesmo, paralelepípedo, este é o nome do sólido geométrico que tem forma retangular.  Para confeccionar os sólidos geométricos de forma tridimensional são utilizadas as arestas elas devem ser envolvidas com cola quando possuírem abas ou serem vincadas e dobradas para unir um lado ao outro. 


Quais são as partes de um sólido geométrico? 

As partes dos sólidos geométricos as arestas, faces e vértices, os vértices são os cantos onde as arestas se unem e as faces cada um dos lados da figura. As arestas também podem ser a parte onde o objeto é vincado, a criança para fabricar o dado deverá dobrar algumas partes, estas partes que unem um lado ao outro podem ou não ter uma aba para serem coladas são chamadas de arestas, na figura das formas geométricas chamamos as arestas de linhas. 

As faces dos sólidos geométricos são os lados, no cubo que é o dado confeccionado são seis faces, também no paralelepípedo, já o cone possui apenas um vértice, uma base e não possui arestas, o chapéu de bruxa pode ter uma base invisível para que se encaixe na cabeça ;D.


Como são classificadas as figuras geométricas?

As figuras geométricas podem ter formas planas como é o caso do quadrado, triângulo e círculo, já as figuras não planas são aquelas que assumem forma tridimensional e também são chamadas de formas espaciais cone, esfera,cubo e outras. 
  • Figuras Planas: triângulo, círculo, quadrado, retângulo, trapézio, losango, hexágono, pentágono, paralelogramo, hexágono, pentágono, octógono, decágono e outros. 
  • Formas Tridimensionais: Cone, Esfera, Pirâmides, Cilindro, Cubo e Poliedros.