terça-feira, 13 de abril de 2021

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

 

Arco-Íris Salto do Rio Preto
Ficheiro de Imagem Wikipédia

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado na região centro- oeste do Brasil, no estado de Goiânia , o parque foi incluído pela UNESCO na lista de Patrimônio Mundial, atualmente o Instituto Chico Mendes é responsável pela Unidade de Conservação Brasileira. 

A Chapada dos Veadeiros é uma reserva com mais de 240 mil hectares, a principal característica da chapada dos veadeiros é sua hidrografia, tendo o Rio Preto e Rio Tocantins como principais rios da região, as águas cortam os vales da Chapada dos Veadeiros formando uma paisagem da natureza única e exuberante.


Fauna e Flora da Chapada dos Veadeiros

A vegetação da região é característica do Cerrado Aberto com presença de espécies de plantas características da região como o Cajueiro-do-Cerrado, Mandioqueira, Matas de Galeria, Ipê - Roxo, Jacaranda e outras.

Algumas espécies da fauna da Chapada dos Veadeiros se destacam por estar em extinção como o Cervo do Pantanal, Veado Campeeiro, Onça Pintada, Ema, Urubu-Rei e o Gavião. 


Cultura Popular

Vale da Lua


A Chapada dos veadeiros é um ponto turístico muito visitado, além de uma linda paisagem a chapada possui reserva de quartzo, devido a concentração do minério a Chapada dos Veadeiros é um ponto de magnetismo dentro do globo terrestre. Grande parte da do turismo da região tem missões místicas. 

Além do magnetismo da Chapada dos Veadeiros o local é cortado pelo Paralelo 14S meridiano que corta também Machu Pichu, cidade do Peru que acredita a cultura popular ter contato com extra- terrestres.