Fonte da Imagem:Wikipédia |
As crianças que acompanham revistas e jornais podem estar se perguntando o que é um bioma, diante da tragédia no pantanal a palavra foi utilizada para definir o bioma pantaneiro, mas enfim o que significa bioma?
O bioma é definido como um conjunto de característica geográficas e climáticas que contribuem para o convívio de diferentes espécies de plantas e animais, os biomas podem ser vivos originados da natureza ou criados pelo homem para preservação da natureza.
Neste artigo vamos utilizar o exemplo do pantanal para explicar a palavra Bioma!
Savana Estépica
O Bioma do Pantanal é principalmente constituído por uma Savana Estépica, o termo savana estépica foi criado para definir um tipo de vegetação caracterizado pela presença de florestas e de uma comunidade criada pelos animais habitantes deste ecossistema.
Dentro deste ecossistema estão presentes espécies típicas brasileiras,como a onça pintada, tuiuiú (espécie de pássaro) e principalmente a piranha.
As piranhas é um peixe perigoso que se alimenta de carne, é impossível nadar nos rios do pantanal devido a presença das piranhas em grande quantidade.
Principais Características do Bioma Pantanal
Durante o período de cheias as savanas estépicas do pantanal são cobertas por águas, isso ocasiona a locomoção de algumas espécies para outras localidades seguras.
Além dos períodos de cheia o pantanal é uma região de alagamentos, durante muito tempo se pensou que estes alagamentos deviam ter sido ocasionado pela diminuição do nível do mar, porém esta não é a verdade, atualmente os cientistas descobriram que os alagamentos do pantanal tem origem em uma falha ocorrida na região do médio sul do Paraguai e são ocasionados pela lentidão das águas provocada pela presença de metais desta região.
Presença de Animais Marinhos no Pantanal
A presença dos animais Marinhos nesta região é o motivo pelo qual muitos cientistas acreditavam que os alagamentos tivessem origem nas águas do mar, porém a maior parte dos rios do Pantanal são de água doce.
Em regiões próximas ao oceano existem animais como o Golfinho e outras espécies que são ameaçadas pela presença das piranhas, atualmente o Pantanal recebe ajuda para manter seu bioma vivo, são muitas as pesquisas que tem interesse no bioma pantaneiro.
Durante a década de noventa muito se investiu na preservação do pantanal, o bioma pantaneira também é responsável pela criação de espécies que migram para outras áreas preservadas como a amazônia, o bioma pantaneiro é uma porta de entrada para preservação e equilíbrio da fauna e flora típica do Brasil.
Fauna do Pantanal
Jacaré;
Onça Pintada;
Veado Campeiro;
Tucanos;
Seriemas;
Papagaio;
Lobo Guará;
Macaco Prego;
Tuiuiú;
Piranha.
Flora do Pantanal
Ipê;
Mandacaru;
Orquídeas;
Palmeiras;
Jenipapo.