domingo, 20 de dezembro de 2020

A importância do acento gráfico para algumas palavras



Quando fui fazer vestibular, e isso já faz algum tempo eu fiquei sabendo de um história daquelas que se popularizam para que prestamos mais atenção nas coisas, a história é mais ou menos assim , e eu não sei se ela é verdadeira, mas vou contar mesmo assim:

Um menino que estudou muito pro vestibular tirou zero na prova , recebeu a prova de redação onde era solicitado a redação sobre camelô, aquelas pessoas que vendem em barraquinhas, como ele não utilizava acento gráfico em algum momento na hora em que transcreveu o título para a folha de rascunho ele escreveu camelo, e redigiu toda a redação sobre o animal. muito ruim !😡 É claro que fugiu ao tema e se estivesse fazendo a prova ENEM teria ficado com no máximo 1 ponto, mas nem mesmo eu sei, porque como camelo pode ter a ver com camelô. Pode ser que um parágrafo deva ser avaliado. 

Dizem que quem usa muita internet, conversas em chat, whatsapp e salas de bate papo faz isso porque precisa escrever rápido, para que a pessoa receba a mensagem, mas enfim também já esqueci de alguns acentos por aí, e estou aqui me lembrando de alguns, sei que tem mais, mas acento é uma coisa complicada mesmo a começar pela palavra acento que com "c" refere-se a grafia e com "ss" ao estofado, banco, lugar de sentar. nossa! Que dificuldade. 

Então vamos as palavras acentuada:

Área e Aérea: Neste caso o lugar do acento e fonética , o acento determina como a palavra deve ser falada e a fonética o sentido, Área quer dizer uma superfície plana e Aérea se refere a um lugar, posição das aeronaves no céu. 

Pais e País: Pai quer dizer o grau de parentesco, pais biológicos se refere a origem, já país refere-se a origem, estado, nação.

Vovó e Vovô: A palavra Vovó se refere ao sexo feminino e a palavra Vovô ao sexo masculino, neste caso muda o acento e a tonicidade da palavra vovó (acento agudo) e vovô (acento circunflexo)