segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

O que é a LIBRAS ?




No ano de 2000 foi reconhecida como Linguagem Oficial de Sinais, as LIBRAS, sendo criado escolas para surdos e também inserido no cotidiano escolar crianças com dificuldade de fala que se utilizam da língua de sinais. 

De fato conheço algumas escolas com crianças surdas, por isso acho que a maioria da população já tem consciência do que são as LIBRAS, mas pensei em escrever no blog até porque sinto uma necessidade de aprender um pouco mais sobre LIBRAS.


Para que serve a LIBRAS? 

Outro dia estava conversando com uma amiga sobre a Linguagem de Sinais e para que serve, minha avó por exemplo é surda e não sentiu necessidade de aprender a linguagem de sinais, ela utiliza um aparelho, mas atualmente as pessoas que não ouvem mesmo quando optam pelo aparelho recebem aulas de libras, o básico, podendo optar por um fonoaudióloga para auxiliar na fala. 

Não é apenas o grau de surdez que determina o que vai ser utilizado, aparelho ou Linguagem de Sinais (LIBRAS) é o paciente que vai decidir o que é melhor para ele, trata-se de uma concepção da linguagem onde a surdez menos em grau leve pode atrapalhar a comunicação e por isso é importante que a criança aprenda a linguagem de sinais desde pequena. 


As Libras Como Auxiliadora da Expressão e Concepção de Linguagem

Na internet a Linguagem de Sinais é explicada sempre da melhor maneira que diz que é um língua, assim como o Português, mas de fato ela é escolhida por alguns pacientes por uma questão de concepção de linguagem que acaba se tornando cultural, desta maneira estes pacientes se sentem melhor utilizando sinais para se comunicarem. 

Do ponte de vista da concepção podemos dizer que as libras também é uma auxiliadora da linguagem, da mesma maneira que utilizamos sinais gráficos do computador quando um texto é escrito em outra língua, algumas pessoas utilizam os sinais de LIBRAS para poderem compreender o português, e em alguns casos é possível que falem normalmente com a ajuda de um fonoaudiólogo ou psicopedagogo. 



Endereços de Escolas de LIBRAS 


  • Instituto SELI
Endereço: R. Henrique Sertório, 204 - Tatuapé, São Paulo - SP, 03066-065
Telefone: (11) 2097-6866

  • IST- Escola Bilíngue Para Surdos
Endereço: R. Jaguari, 474A - Bosque da Saúde, São Paulo - SP, 04137-111
Telefone: (11) 5581-8084


Aprenda a LIBRAS no Youtube