terça-feira, 28 de janeiro de 2020

A Ortografia e o Universo da Internet



Como prometido hoje no artigo da semana passada a publicação sobre o excesso de informação na internet, de fato a informação na internet é muito rápida e as pessoas acabam perdendo o controle das fontes consultadas. 

Os pais culpam os chats, redes sociais e whatsapp, mas até mesmo os sites podem ser perigosos, porque não existe um controle, é claro que o controle deve ser feito pelos pais e os bons comunicadores procuram escrever corretamente e publicar notícias verdadeiras. 

A internet tem que ser um lugar livre onde as pessoas podem se expressar, por isso os textos devem ser escritos por redatores de diversos lugares, com ideias diferentes, o propósito de controle da internet não pode ser apenas da difusão de um ideal e sim de informações corretas e verdadeiras, uma escrita incorreta também é extremamente prejudicial a um texto.


Qual a melhor maneira para escrever corretamente?

Algumas escolas particulares possuem laboratórios de redação, praticar a escrita é a melhor maneira de identificar os seus próprios erros, até mesmo utilizando o corretor ortográfico do computador no  word, ficar atento as palavras corretas é uma maneira de fazer uma auto avaliação. 

Infelizmente as escolas públicas não possuem laboratórios de redação com computadores, eu mesma não conheço nenhuma, mas os blogs atualmente são muito mais acessíveis do que na década de 90 por exemplo, através da utilização de conta da Google é possível manter um blog e alimentar com assuntos do seu interesse, isso pode ser feito em grupo ou com uma pessoa apenas.

Eu adoro blogs e tenho vários, criei este que era sobre assuntos diversos do universo infantil, curiosidades cientificas e uma maneira de estimular a criança pela busca de conteúdos literários e didáticos de maneira curiosa, acabei retomando o blog do meu querido vira- lata que era um assunto do meu interesse quando tinha uns 10 ou 11 anos, relacionada as raças de cães e DNA, já são dois, também tenho um de receitas vegetariana, hehe já tentei ser vegetariana também e assim me tornei redatora de internet, apesar de ter um pouco de medo da ortografia. 


Universo Digital e a Escrita Correta

O Blog do Por Que Será surgiu também por conta de um projeto que criei com o objetivo de exercitar a atenção a escrita das palavras, criei jogos com botões de slides do power point que pode ser utilizados também como inspiração para aplicativos que funcionem como Quiz da Língua Portuguesa. 

Além da Língua Portuguesa também senti falta de um Quiz que fizesse perguntas relacionadas as capitais do Brasil, e conteúdos básicos do Ensino Fundamental, que fossem específicos, então criei joguinhos do Power Point neste sentido. 

Sobre este ponto de vista sou bastante tradicional porque acho que os aplicativos podem assumir a função de exercícios de fixação, porém acho muito importante a livre expressão de ideias que pode ser trabalhada em laboratórios de redação.