quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Mobilidade Urbana






  O crescimento das grandes cidades trouxe muitos problemas para o homem, além da poluição que pode ser no ar, visual das fachadas de comércio, cartazes e muros com anúncios, poluição sonora e poluição da água, agora é a vez da Mobilidade Urbana. Estudos realizados em diversas cidades apontam que a mobilidade é um dos fatores causadores do estresse e falta de qualidade de vida . 

A Universidade do Rio Grande do Sul, Universidade de Santa Catarina e Oxford Brookes University, entre outras universidades fizeram um estudo que apontou a necessidade de reduzir o deslocamento pela cidade, ampliando o transporte público e investindo na infraestrutura com o objetivo de melhorar as necessidades da população local, bem como incentivar atividades esportivas locais como o ciclismo e a caminhada. 


As Políticas Públicas não dão conta de solucionar o problema da Mobilidade Urbana

Uma das principais constatações do estudo é que as Políticas Públicas não conseguem solucionar o problema da Mobilidade Urbana, podemos citar como exemplo a cidade de São Paulo com um pouco mais de doze milhões de habitantes, é preciso criar soluções em diversos aspectos para resolver o problema da Mobilidade Urbana. 

Sobre o ponto de vista do transporte, o trajeto da casa para o trabalho e do trabalho para casa é apontado como uma das principais causas da má qualidade de vida dos moradores das grandes cidades, é preciso investir em transporte público para melhorar a qualidade de vida. 

A obesidade também é pode ser causada pela falta de lugares para se praticar esporte, em uma cidade urbana onde somente há lugares para o tráfego de ônibus, metrô e carro, quase não encontramos lugares para a prática de esportes, ciclovias e corridas, além da obesidade a falta de uma atividade esportiva.

A Mobilidade Urbana é um problema que precisa ser solucionado sobre diversos ponto de vista, além da melhoria no transporte público, o estado tem grande responsabilidade e dever de zelar pela Mobilidade Urbana com o objetivo de solucionar problemas causados pela urbanização das grandes cidades, e maior qualidade de vida dos moradores de metrópoles.