segunda-feira, 11 de março de 2019

Fases da Lua | Lua Nova, Lua Crescente, Lua Cheia e Lua Minguante

Observe que na figura todas as fases da lua foram filmadas através de satélites, e são exibidas em uma fração de segundos para que você possa entender melhor o movimento, desta maneira o início das Fases da Lua, a Lua Nova não pode ser vista.

As fases da Lua acontecem por conta da iluminação sobre o satélite natural da terra, a incidência de raios solares sobre a lua permite que ela possa ser vista total ou parcialmente, a luz do sol que ilumina a lua a mantém sobre uma penumbra durante a fase de Lua Minguante quado quase não pode ser vista.

No início do mês é possível ver a lua nova, as visualizações da lua segue então o ciclo lua nova, lua crescente e lua cheia onde ela é vista totalmente e por último a lua minguante quando desaparece completamente, através das visualizações da lua é possível perceber o movimento no espaço. 

No dia de hoje apesar da chuva se olhar para o céu verá a lua nova, porque estamos no início do mês.

Cada fase da lua dura de 7 (sete) a 8 (oito) dias sendo que o ciclo é completado em um mês, quando todas as fases da lua podem ser vistas e estão iluminadas, chamamos a lua de lua

Durante o período paleolítico a Lua Cheia era aguardada para realização de caça, isso porque o homem da pré história observou que em determinado período do mês a lua e a noite que ficava mais iluminada. 

As Fases da Lua tem inicio na Lua Nova, depois pode ser visto 1/4 crescente do satélite natural da terra e chamamos de Lua Crescente, em seguida acontece a Lua Cheia quando a Lua pode ser vista totalmente, neste período acontece também o fenômeno da Super Lua que é quando a lua está próxima ao plantes mais iluminada e pode ser vista totalmente, então a lua é encoberta novamente e acontece a Lua Minguante, que fecha o ciclo.

Veja, abaixo as fases da Lua: 

Observe que a Lua se Movimenta assim como o Planeta Terra, a iluminação solar e o movimento de ambos os astros Terra e Lua responsáveis pela maneira como a Lua pode ser vista em todos os hemisférios.