segunda-feira, 18 de março de 2019

Cachorro também tem DNA| É possível tirar o DNA de um cachorro Vira Lata?



Os cães podem ter o seu genoma identificado, assim como os humanos, as pesquisas relacionadas ao DNA são recentes, mas a primeira grande pesquisas relacionada a esta questão buscou identificar características de todos os animais que habitam o Globo Terrestre, desta maneira ficaram caracterizados os principais traços presente nos seres humanos e em todos os seres vivos do planeta.

A pigmentação da pele nos seres humanos, não recebe a mesma classificação dos cães por exemplo, isso porque os cães tem pelo que encobrem a pele, uma variação genética bem particular dos cães está relacionada a raça Cão de Crista Chinês possui no seu genoma uma variação genética que impede o crescimento dos pelos, a pele torna-se mais fortalecida, nos outros cães o pelo protege a pele enquanto nos seres humanos a pele é encoberta por uma camada menos fortalecida.


Por que cachorro vira-lata nasce com pelo cinza?

A variação da cor do pelo do cachorro não segue os mesmos critérios da pele humano, mas sim o critério da pelagem do cão, desta maneira os pelos nos cães podem ser marrom, preto ou branco, a predominância da cor do pelo do cachorro é o preto e o marrom fígado, que deve estar presente em todas as raças de cachorro, podendo tornar-se inaparente.

Existem quatro matrizes que definem a cor dos cães, enquanto nos seres humanos a apenas um critério que determina preto, branco e pardo, os cães podem ser manchados, tigrados e com uma capa, os cães de mistura de raça preto e branco nascem na cor cinza.

No Brasil muitas pessoas dizem que o Vira-Lata tem cor cinza, já que os outros cães que não possuem cor cinza acabam tendo maior semelhança com outras raças pela identificação da cor, para os criadores a cor cinza é determinante no Husky Siberiano,ocorre nesta raça uma diluição, alguns criadores acreditam que é à partir da diluição que os olhos do Husky Siberiano ficam azul, esta raça também admite outra mistura ou diluição que é o creme, mistura do branco com o marrom, é isto que acontece com a cor cinza do cachorro vira-lata, assim como o Husky o Preto é diluído e torna-se cinza. 


É possível encontrar cães vira-lata com características de cães de um raça definida?

Apesar dos cães de raça passar por uma seleção, durante gerações o Código Genético nos mostra que os Cães Vira-Lata possuem cada vez mais características de cães de raça, para fazer um exame DNA destes cãezinhos basta buscar uma clínica especializada.

O DNA permite saber o parentesco dos cães com o pai ou a mãe de um cachorro de raça, mas também é possível saber qual o percentual das características de uma raça que tem o seu cãozinho, por exemplo um cão tipicamente Vira- Lata ou SRD (Sem Raça Definida) pode ter o tamanho de um Labrador e também a cor creme que é características desta raça.

Uma clínica americana tem uma proposta bem interessante além de se propor a identificar as raças de cachorro, a clínica também se propõe a identificar o parentesco de pessoas com ancestrais africanos ou europeus, à partir do preenchimento de um questionário e a identificação de certas características no código DNA.

E ai, Gostou do nosso artigo! Se você tem uma pesquisa que deseja compartilhar ou uma dúvida que precisa saber, deixe um recadinho na caixinha de diálogo ao lado do artigo, com seu nome e e-mail, teremos prazer em publicar um artigo escrito por você ou então esclarecer sua dúvida. Até a próxima postagem. 😉