quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Impactos Ambientais da Tragédia de Brumadinho| Por que a barragem não era segura? Quais serão os impactos ambientais?



A ONG Fundo Mundial Pela Natureza e outros órgãos de preservação da natureza promovem diversos estudos sobre os impactos ambientais da tragédia em Brumadinho, Minas Gerais, de fato o rio Paraopeba vai demorá anos para ficar limpo, para se ter uma noção do impacto da tragedia sobre o rio podemos utilizar  a medição da poluição no rio Paraopeba.

O Rio Paraopeba que encontrava-se limpo com vida, oxigênio e ecossistema perfeito para os peixes após a tragedia que matou mais de 300 (trezentas) pessoas está com índices de poluição comparáveis ao do Rio Tietê, para limpar o rio será necessário muitos anos ainda e não é possível saber qual será a condição do oxigênio.

O rio Tietê foi poluído com a urbanização e industrialização a muitos anos atrás, as grandes empresas e as cidades começaram a surgir de maneira desorganizada e todo o resíduo era jogado no rio, não existia preocupação com a preservação e por isso o rio Tietê apesar de ter passado por muitas ações para ser limpo, não possui oxigênio suficiente até hoje para que peixes possam nadar e a vida no rio existir.



Como o Paraopeba foi Poluído?

O rio Paraopeba estava a mais ou menos 300 km da barragem de Brumadinhos que se rompeu levando toda a vida que havia nas proximidades, seres humanos e a natureza, tudo foi devastado. A barragem servia para que o rejeito, que é uma lama sobra da extração de minério, não  esparramasse e contaminasse tudo a sua volta.

A barragem era feito de um material resistente, mas também se formava a partir do próprio rejeito, não era o modelo ideal já que existem projetos de barragens que filtram o minério e o rejeito é transformado em material sólido, neste tipo de barragem o risco de rompimento e acidentes é zero. veja n figura abaixo tirada da Wikipedia como funcionava a barragem.





Por que a Barragem de Brumadinhos se Rompeu?

A barragem de Brumadinhos, Minas Gerais se rompeu por conta da maneira como era acumulado o rejeito da extração do minério, o processo que causou o rompimento da barragem é bem simples de ser entendido e as crianças já devem ter estudado na escola, o nome é Liquefação.

A Liquefação acontece quando existe mais água do que material sólida entre as moléculas então o que era sólido fica líquido, na barragem de Brumadinhos era esperado que o rejeito formasse um material sólido, além disso a barragem era feita de material semelhante ao do rejeito que por ter muita água acabou penetrando e causando rachaduras na barragem.

A barragem se rompeu e todo o rejeito desmoronou junto com a barragem, na televisão vimos alguns vídeos do momento do rompimento da barragem e como tudo foi devastado, floresta, rio, e a vida das pessoas.


O que está poluindo o Rio Paraopeba?

A lama do Rejeito da Barragem está poluindo o Rio Paraopeba, mas não é só lama que está destruindo o rio, o rejeito estava cheio de minério de ferro,que contamina as águas e também a plantação, além do Paraopeba outros rios podem estar contaminado com o minério.

A vegetação da região também está comprometida, e as fazendas não podem mais vender o que produzem por conta da contaminação, que ocorre principalmente na terra que era cultivada e também pode ocorrer pelo sistema de irrigação;


Veja, outras notícias sobre Impactos Ambientais do Rompimento da barragem em Brumadinho.



 Clique Sobre o Endereço👇

GI Globo- Impactos Ambientais da Tragédia em Brumadinho Será Sentido Anos diz Fundo Mundial Pela Natureza (www.g1.globo.com/natureza/noticia/2019/01/30)

Isto É - Impacto Ambiental da Tragédia de Brumadinho (www.istoe.com.br/impacto-ambiental-da-tragedia-de-brumadinho-sera-sentido-por-anos-diz-wwf).

Mundo da Educação- Desastre Ambiental de Brumadinho (www.mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/desastre-ambiental-brumadinho.htm).

Youtube Canal Professor Paulo Jubilut- A Tragédia em Brumadinho. 

Youtube G1- Ibama Multa Vale em R$250,00 Milhões. 

 Escola Kids- Tragédia em Brumadinho (www.escolakids.uol.com.br/ciencias/tragedia-brumadinho.htm).

Wikipedia- Rompimento da Barragem em Brumadinho (www.pt.wikipedia.org/wiki/Rompimento_de_barragem_em_Brumadinho).