quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Vitória Rege| Conheça a lenda da Vitória Régia, a Planta Aquática encontrada nos rios da Amazônia


A Vitória- Régia é uma planta tipicamente brasileira, presente na cultura indígena do povo Tupi a Vitória Régia é conhecida pela lenda que conta a história da origem da planta segundo crenças indígenas a planta trata-se de uma índia que se apaixonou pelo reflexo da lua, o Deus dono do reflexo visto pela índia a transformou em uma planta para habitar eternamente sobre os rios maranhenses.

Outro ser mítico da região do amazonas é o boto cor de rosa, representado pelo golfinho de agua doce conta a lenda que este ser transforma-se em um belo homem durante a noite que sai das profundezas dos rios para conquistar belas mulheres e transforma-las em Vitória- Régia.

O nome Vitória- Régia não tem origem Tupi e sim inglesa, os ingleses ao explorarem as matas amazonenses deram o nome de Rainha Vitória para a bela e exuberante planta encontrada na região.

 Além de enfeitar os rios a planta também é comestível e já recebeu o nome de cará d`´agua e milho d`´agua pelas culturas afrodescendentes, a folha da planta triturada dá origem a uma tinta preta utilizada como tintura de cabelo pelos povos indígenas que habitam a região da floresta amazônica. 


Características da Vitória- Régia

A vitória Rege possui uma grande folha em formato de círculo que fica sobre a superfície da água doce, é encontrada nos rios das florestas amazônicas, sobre a folha brota uma linda flor que o povo indígena acredita se tratar de uma mulher que escolheu enfeitar os rios amazonenses durante toda a sua eternidade.

Existem diversas espécies de Vitória- Régia encontrada pelos cientistas que possuem diferentes formatos e coloração, em geral a espécie  do gênero das Victórias e Reino Plantae possuem coloração rosa, lilás, roxa ou branca com amarelo como a que pode ser vista na ilustração deste artigo.

A folha da Vitória- Régia pode chegar 2,5 metros de diâmetros, e suportar até 50 quilos, é possível uma  criança ou ate adulto subir em cima de uma vitória régia e utilizar a planta para navegar como um boto no rio amazonense.