sábado, 20 de outubro de 2018

Nova Espécie de Boto é descoberta no Brasil

Imagem do Boto Cor de Rosa
Fonte : Portal No Amazonas é Assim . www.noamazonaseassim.com.br

A Nova espécie de boto descoberta no Rio Araguaia já corre risco de extinção, o nome do golfinho do rio é uma homenagem ao local onde foi encontrado na Amazônia o Rio Araguaia, esta é a primeira descoberta do tipo desde o ano de 1918 quando pesquisadores chineses encontraram o baji chinese da amazônia.

Segundo a Revista Exame edição de 24 de janeiro do ano de 2014, os pesquisadores brasileiros da Universidade Federal do Amazonas são responsáveis pela descoberta de uma espécie nova de golfinho estima-se que exista apenas 100 (cem) golfinhos da espécie descoberta no Rio Araguaia que já corre risco de extinção.

Os pesquisadores responsáveis pela descoberta sugerem que os animais sejam incluídos na IUCN, criada para identificar animais vulneráveis a extinção, a principal ameaça está relacionada ao desenvolvimento e a construção de hidrelétricas que invade áreas do Rio Amazônia fragmentando partes do rio.


A Descoberta do Boto do Araguaia

Os pesquisadores brasileiros desenvolveram trabalho em torno do Rio Araguaia pesquisando uma espécie de boto conhecida do rio, durante a pesquisa os pesquisadores notaram que uma parte dos golfinhos se separaram do grupo, foi neste momento que os pesquisadores levantaram a hipótese de que os golfinhos que se separaram poderiam ser de uma espécie diferente da pesquisada.

Para confirmação da hipótese os pesquisadores colheram amostras de DNA das duas espécies, e identificaram que se tratavam de espécies distintas, compararam também a estrutura do macho e da fêmea, ambas as pesquisas identificaram semelhanças e diferenças dos golfinhos já descobertos e a nova espécie de Boto do Araguaia.


Confirmação da Descoberta de Uma Nova Espécie

Os pesquisadores confirmaram as hipóteses levantadas à partir da separação das duas espécies de golfinho, no DNA Mitocondrial identificaram pequenas diferenças número e formas de dentes e crânio do Boto do Araguaia. Diante das evidências das pesquisas os pesquisadores concluíram que se tratava de uma nova espécie sem dúvida.

A descoberta do novo golfinho do rio confirma a imensidão se espécies existente na Mata Amazônia, algumas podem nunca serem descobertas por causa da invasão do home e degradação da natureza, a Floresta Amazônia e sua Biodiversidade é uma paisagem cada vez mais ameaçada.