domingo, 30 de novembro de 2025

A Cor das Hortênsias

 

Você sabia que o solo é responsável pela coloração de algumas plantas, é o caso das hortênsias, que recebem a cor azul quando o solo está ácido e com grande concentração de alumínio, desta maneira também a coloração roxa desta planta tem uma variação menor do alumínio presente no solo. 

Antigamente acreditava-se que as hortênsias deveriam ser plantadas apenas em solos com grande quantidade de alumínio e que o PH da planta deveria ser adequado para a sua coloração, com o passar do tempo observou-se que a planta também possuía cores diferentes , no entanto a coloração azul somente é possível em solos ricos em alumínio. 


Variações de cores de hortênsias também são comuns em países asiáticos como o Japão, as hortênsias de diversas cores aparecem muito em desenhos dos estúdios Ghibli, eu sempre adorei esta plantinha ! 

Na primavera brasileira o Ipê Roxo é o último a florescer, de acordo com observação de especialistas em botânica , os primeiros Ipês que florescem são os brancos, seguidos pelos rosas e depois o roxo, a explicação pode estar na necessidade de um solo mais ácido para que os ipês roxo floresçam. 


Popularização da Jardinagem 

Com a popularização da jardinagem o PH do solo foi deixado um pouco de lado, desta maneira poucas pessoas sabem que as hortênsias azuis devem ser plantadas em solo com maior acidez , as flores de coloração rosa preferem solos mais alcalinos e com menos ácido e alumínio. 

No passado era comum medir a qualidade do solo, assim como a água dos peixes, no Brasil o cultivo das hortênsias foram trazidos de imigrantes possivelmente asiáticos, o Ipê roxo é uma flor nativa brasileira que tem coloração semelhante as hortênsias.