domingo, 30 de novembro de 2025

A Cor das Hortênsias

Por Patrícia Kelly em 09:02

 

Você sabia que o solo é responsável pela coloração de algumas plantas, é o caso das hortênsias, que recebem a cor azul quando o solo está ácido e com grande concentração de alumínio, desta maneira também a coloração roxa desta planta tem uma variação menor do alumínio presente no solo. 

Antigamente acreditava-se que as hortênsias deveriam ser plantadas apenas em solos com grande quantidade de alumínio e que o PH da planta deveria ser adequado para a sua coloração, com o passar do tempo observou-se que a planta também possuía cores diferentes , no entanto a coloração azul somente é possível em solos ricos em alumínio. 


Variações de cores de hortênsias também são comuns em países asiáticos como o Japão, as hortênsias de diversas cores aparecem muito em desenhos dos estúdios Ghibli, eu sempre adorei esta plantinha ! 

Na primavera brasileira o Ipê Roxo é o último a florescer, de acordo com observação de especialistas em botânica , os primeiros Ipês que florescem são os brancos, seguidos pelos rosas e depois o roxo, a explicação pode estar na necessidade de um solo mais ácido para que os ipês roxo floresçam. 


Popularização da Jardinagem 

Com a popularização da jardinagem o PH do solo foi deixado um pouco de lado, desta maneira poucas pessoas sabem que as hortênsias azuis devem ser plantadas em solo com maior acidez , as flores de coloração rosa preferem solos mais alcalinos e com menos ácido e alumínio. 

No passado era comum medir a qualidade do solo, assim como a água dos peixes, no Brasil o cultivo das hortênsias foram trazidos de imigrantes possivelmente asiáticos, o Ipê roxo é uma flor nativa brasileira que tem coloração semelhante as hortênsias. 


A Cor dos Olhos

Por Patrícia Kelly em 08:37

 A definição de predominância  de cor descoberta ainda na idade média por pesquisadores como Agostino Mendel e Darwin, não evoluiu muito quando se trata dos olhos, já que esta parte do corpo ainda é complexa e não é apenas uma mistura orgânica como na pele e sim a refração da luz , desta maneira a melhor explicação para os olhos azuis é que são ocasionados por um fenômeno que é o mesmo do céu, então a cor azul não existe realmente e sim é o que vemos refletidos, já a cor castanha e preta é ocasionada pelo tingimento da íris ou reflexo de tudo que tem dentro do olho, e uma vez que existe melanina tudo é tingido resultando em ocultação das demais cores que formam o aparelho ocular. 

Este é um assunto que sempre me intrigou bastante, imagino que deve ser difícil descobrir a cor dos olhos uma vez que a luz se apaga quando morremos e não é possível observar o órgão, na atualidade existem muitos outros meios para pesquisar o que está dentro dos olhos humanos e que faz com que a cor seja modificada. 




Assistindo TV a um curso de jardinagem na Rede Globo de Televisão eu ouvi que as hortênsias por exemplo elas  sofrem a variação de cor em ocasião da presença de alumínio, como fonte de vitamina  no solo com PH adequado, quanto mais alumínio maior é a coloração azul. 

Fiquei imaginando se nos olhos também há alumínio, então procurei a explicação na internet e não encontrei, cheguei a conclusão de que os cientistas não sabem muita coisa sobre a coloração dos olhos, será que os olhos castanhos reflete a melanina misturada a algo que é parecido com alumínio? Desta maneira um novo componente estaria presente na composição dos olhos humanos. 

Se por um lado a ciência já sabe a origem de alguns pigmentos na natureza como a pectina que é responsável pela coloração vermelha do tomate, sangue e até penas de algumas aves, de outro existem muitos outros pigmentos presente no DNA que ainda não foram descobertos, e que podem ter origem e coisas que já conhecemos como é o caso da coloração azul das plantas , mas no caso dos olhos ainda não há uma definição e sim a explicação é que a refração da luz é responsável pela coloração , já que nos olhos azuis existe uma ausência de melanina. E você o que acha sobre este tema?




quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Você sabe quantos brasileiros tem o mesmo nome que o seu?

Por Patrícia Kelly em 14:14



Nesta semana o IBGE divulgou o resultado do Censo 2025 com uma curiosidade a quantidade de pessoas com o mesmo nome está disponível para consulta no site, o IBGE fez uma relação de pessoas que tem o primeiro nome igual dentro do território nacional, a pesquisa também avaliou pessoas com o mesmo sobrenome , neste último quesito o sobrenome Silva ficou em primeiro lugar , seguido por Santos , Oliveira e Souza, com Z , em 11º lugar encontra-se o Sousa , com S. 

No site do IBGE é possível fazer a busca pelo nome ou sobrenome, escolhendo na aba superior, os sobrenomes aparecem segundo a classificação do IBGE, já para fazer a busca do primeiro nome é possível escolher o sexo e primeira letra do nome. Veja, passo a passo para saber quantas pessoas no Brasil possuem o mesmo nome que você: 


Busca Nome IBGE 

  1. Digite no navegador do computador , ou no Google Busca Nome IBGE , a primeira página que aparece é o Ranking de Nomes e Sobrenomes do IBGE www.censo2022.ibge.gov.br/nomes. Se preferir pode buscar digitando o endereço no navegador https://censo2022.ibge.gov.br/nomes.
  2. A página oferece um Ranking com os primeiros nomes e sobrenomes da lista, para encontrar o sobrenome procurado digite na busca que está localizada no topo da página e escolha nome ou sobrenome. 
  3. Pronto! O IBGE vai oferecer uma relação da quantidade de pessoas que possuem o nome buscado, número no ranking e percentual que representa o nome buscado na população brasileira.