segunda-feira, 7 de março de 2022

Clonagem de Flores e Plantas




        A clonagem de plantas é um método antigo de reprodução, utilizado principalmente em flores, observando a reprodução de uma planta podemos dizer que na maioria das vezes este ser vivo da natureza se reproduz assexuadamente, ou seja não existe a necessidade de uma célula masculina e outra feminina para que possam se reproduzir.

        Quando a semente de uma flor cai no chão esta mesma flor pode originar uma outra flor igual a que estava no topo da árvore, também ao retirar a raiz de uma planta e colocá-la no vaso observamos que o organismo continua crescendo igual ao outro que havia, é comum ver os adultos distribuindo parte das plantas em vasos para que elas possam crescer naturalmente.

        Com a evolução humana e devido a um ambiente cada vez mais poluidor as plantas também começaram a ser cultivadas em estufas, podemos dizer que as estufas são os primeiros laboratórios de genética humana já que o ser humano começou a fecundar óvulos maduros em ambiente propícia para que as plantinhas começassem a crescer, já que o vento e outros fenômenos da natureza podem matar uma planta ainda pequena.


O que é o pólen?

        O pólen é o esperma da flor, as flores se polarizam em determinado período de sua existência, toda a flor produz pólen e também o gineceu.

O que é o gineceu?

        O gineceu é a parte feminina da flor que recebe o grão de pólen, o pólen amadurecido rompe com parte da planta e começa a se desenvolver originando uma outra flor, este processo é chamado de reprodução sexuada, e pode ser realizado em laboratório.

Como é feita a polinização da flor artificialmente?
        A polinização também pode ser feita de maneira artificial, onde o homem leva o pólen até o gineceu, na natureza os insetos auxiliam na polinização, os grãos de pólen podem amadurecer e começarem a se desenvolver na planta, ou podem ser levados a outra flor que recebe os grãos de pólen no gineceu originando uma nova planta.