quinta-feira, 16 de abril de 2020

Quarentena e a Escola Como Fica?

Plataforma Integrada MEC RED


Logo a quarentena passa e alunos e professores poderão novamente estar juntos para realizarem as atividades, mas a necessidade de impedir a contaminação por meio da quarentena promoveu uma corrida por atividades online que possam manter os alunos conectados com os conteúdos da escola.

E isso é bem legal porque agente tem a oportunidade de aprender um monte de coisa e conhecer aplicativos e outros conteúdos de plataformas destinadas ao ensino e aprendizagem, tem muita coisa na internet desenhos para pintar, aplicativo, joguinhos, materiais criados por professores, livros digitais que são muitos e vem de todos os lugares.

Eu mesmo adoro criar coisas para internet, por isso criei o blog para poder colocar textos e outros conteúdos em um só lugar que eu possa encontrar um dia quando precisar, como tenho visto muita coisa neste sentido pensei em colocar aqui no site uma coletâneas de Plataformas e outros recursos que podem ser utilizados em sala de aula.


Livros Digitais


Já escrevi muitos textos de livros digitais mas os pais ou professores podem estar com dúvidas e por isso vou explicar um pouco do que tenho visto sobre este conteúdo e também deixar endereços onde este recurso possa ser encontrado e livrinhos para baixar no formato PDF.

Os Livros Digitais podem ter diversos formatos de internet, aplicativo ou PDF, geralmente no formato PDF os Livros Digitais não possuem som, narrativa e animação, já no formato e-livro que também funcionou como livro que se lia online ou no site na década de 90, os livros já possuem animação e podem ser encontrados tando como aplicativos como em bibliotecas como o Play Livros.

Um outro fenômeno que se observa relacionado ao Livros Digitais é a possibilidade de qualquer pessoa criar um material de qualidade por meio de recursos como power point e plataformas de criação de livros,  que já são inúmeras, como no início da descoberta e popularização da escrita professores podem criar suas próprias histórias e publicarem na internet e aplicativos.

Os livros PDF também são aqueles oriundos de arquivos de editoras como Amazon e Saraiva, o arquivo que deveria ser utilizado para impressão do conteúdo é divulgado na internet, este recurso permite que o livro seja vendido por um preço menor já que não existe mais a necessidade de gastos com papel e tinta.
Veja, aqui alguns sites de livros digitais e arquivos PDF para baixar livros e começar agora mesmo curtir literatura:


Sites Com Coletânea de Livros






Conteúdos de Desenhar e Pintar

Para a educação infantil existem muitos conteúdos de desenhar e pintar que são destinados para a criança em alguns momentos é necessário que a criança desenvolva atividades de coordenação motora ou relacionada as artes que devem ser impressos.


Neste período de quarentena as escolas tem utilizado muito este conteúdo para enviar para casa, são atividades que deveriam ser desenvolvidas na escolas, o youtube também apresenta propostas de desenvolvimento de trabalhos manuais, brinquedos e atividades que podem ajudar a passar o tempo.

A Baixe Livros possui um site muito legal com Desenhos Para Pintar dos personagens de filmes da produtora vale a pena dar uma olhada.[www.baixelivros.co.br/didaticos/desenhos-do-wal-disney-para-colorir-pdf].

 Uma dica para encontrar desenhos e atividades impressas para as crianças é digitar no computador Atividades de Educação Infantil, Desenhos Para Pintar ou O Nome do Personagem Favorito seguido da frase Desenhos Para Pintar e clicar em Imagens Google, desta maneira é possível visualizar várias imagens de desenhos para colorir, visite o site e imprima o desenho.


Plataformas, Blogs e Aplicativos

As Plataformas reúnem conteúdos diversos destinados a aprendizagem, um exemplo de plataforma é a Plataforma Integrada, criada pelo estado de São Paulo que reúne atividades de diversas filmes, objetos de aprendizagem, livros digitais e outros que podem ser organizados em pastas pelos professores para depois serem acessados e compartilhados no facebook e outras redes sociais.

Os repositórios de aprendizagem são criados para reunirem objetos como em uma biblioteca, estes objetos são utilizados em diversas mídias por meio dos repositórios de aprendizagem é possível transferir os objetos e escolher o tipo de autoridade, direitos autorais e outros.


Plataforma Integrada MEC

A Plataforma Integrada MEC é uma proposta criada no ano de 2015, reúne objetos de diversos repositórios de aprendizagens os principais são o Repositório Athena e Repositório Open Doar, os professores também podem compartilhar seus próprios objetos de Aprendizagem ou escolher um objeto da internet e trazer para a pasta compartilhada da Plataforma Integrada MEC.

Além dos professores também a comunidade pode participar da Plataforma Integrada MEC fazendo o cadastro no site e compartilhar suas pastas e objetos em redes sociais com o objetivo de criar Planos de Aulas para pais e professores de acordo com o planejamento do responsável pela aprendizagem e projeto pedagógico do estado.