quarta-feira, 10 de julho de 2019

Eclipse 16 de Julho



Agora sim um eclipse que nós brasileiros poderemos ver, eu penso que este estava na agenda publicada no mês de fevereiro, mas enfim um Eclipse Lunar . Estive observando e acho que a história deve dizer algo sobre isto, já perceberam que no Brasil a maioria dos Eclipses são Eclipses Lunares, é porque a lua é melhor vista do nosso país.

No próximo Eclipse Lunar acontecerá uma cobertura de 60% do disco lunar, será possível visualizar a sombra do cone da terra devido a luz solar que utiliza a lua como satélite natural da terra, além disso a lua estará cheia então é bem possível que o eclipse seja visualizada a olho nu.


Séries Saros de Eclipses 

O Eclipse pertence ao ciclo lunar Saros da série 139 (cento e trinta e nove), sendo de número 22 (vinte dois), totalizando 81 (oitenta e um) eclipses identificados, os primeiros eclipses aconteceram na pré história e foram identificados na Babilônia, posteriormente os cientistas organizaram a série de eclipses, nomeando de Saros.

 O Eclipse anterior da série Saros aconteceu no ano de 2001, e o próximo da série será um eclipse parcial no dia 27 de Julho de 2037 (dois mil e trinta e sete), o eclipse de número 22 da série Saros que acontece no próximo dia 16 (dezesseis) é um eclipse importante para cientistas e historiadores.