terça-feira, 5 de maio de 2020

Incêndio Destrói Museu Nacional

Vista do Paço Real durante Reinado de D.João VI- 1817

No dia 2 de setembro, último domingo um incêndio de grandes proporções destruiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro, a notícia foi primeira página em muitos jornais internacionais como o popular jornal americano New York Times, que publicou na primeira página a notícia do incêndio.

Realmente é uma perda irreparável, muitas descobertas geológicas, e a própria estrutura contam a história do Brasil, e ajudam a humanidade entender melhor alguns acontecimentos do passado, como a vinda da família real para o Brasil, o Brasil Império, e outras tantas.



Porque Quinta da Boa Vista?

No ano de 1822 D.João  e a família real viajou para o Brasil, fugido da invasão à Portugal realizada pelo francês Napoleão Bonaparte, a Europa vivia tempos de guerra e Napoleão se demonstrava um tirano e cruel imperador. O francês invadiu muitos países com crueldade dizimava todos que se opunham a seus planos de domínio territorial, promovia guerras sangrentas onde exterminava com crueldade os líderes dos países invadidos.

É por isso que D.João é popularmente conhecido como covarde e medroso, já na adolescência se casou com Carlota Joaquina, mãe de D.PedroI, mulher que ficou conhecida por cometer adultérios durante sua estadia no Brasil, o filme Carlota Joaquina conta esta e outras histórias sobre a vinda da família real ao Brasil.

A fuga da família real para sua principal colônia o Brasil aconteceu muito rápido e com o propósito de impedir que Napoleão dizimasse os herdeiros do trono português, durante a invasão de Napoleão a Portugal a família real e outras da corte se alojaram em barcos que vinham para o Brasil e devido a escassez de espaços na colônia escolheram a Quinta da Boa Vista (que era uma propriedade de um vendedor de escravo) para servir de moradia e Palácio Real.



Jardim Botânico e Acervo do Museu do Rio de Janeiro

Muitas reformas foram feita na Quinta da Boa Vista, as principais reformas realizadas em ocasião do casamento de D.Pedro I com a Princesa Leopondina, mas a família real teve como objetivo durante sua estadia fazer da colônia um reino, e para isso muitos projetos foram traçados por D.João( Rei do Brasil) e D.Pedro I (Imperador).

O Jardim Botânico e a catalogação de plantas típicas da floresta tropical brasileira foi um projeto de D.João , bem como a constituição do Zoológico e Jardim Botânico do Rio de Janeiro, durante o reinado de D.Pedro I aconteceu uma feira de ciência, onde o gosto pela tecnologia e ciência da família real brasileira ficava claro bem como os planos para o futuro.

É durante o império que D.Pedro  decide então que fará uma nova edificação em  São Paulo para servir de Palácio Real e a Quinta da Boa Vista se tornaria um museu, isso nunca aconteceu e a nova edificação é atualmente o Museu  de São Paulo, que encontra-se fechado por ocasião das reformas.


Museu do Rio de Janeiro

Podemos afirmar que a transformação da Quinta da Boa Vista em Museu é uma ideia da família real,na Quinta da Boa Vista transformado em Paço Imperial nasceram D. PedroII e a Princesa Izabel, também na Quinta foi assinada a Proclamação da Independência do Brasil, pela princesa Leopondina que foi sucedida do grito de independência dado por D.Pedro I.

Grande parte do acervo do Museu do Rio de Janeiro encontrava-se nos jardins da Quinta da Boa Vista porém nos últimos anos o Museu do Rio de Janeiro recebeu muitos artefatos como a ossada de um dinossauro, o crânio de Luzia o mais antigo fóssil humano que foi encontrado no Brasil.

Além dos artefatos arqueológicos o Museu do Rio de Janeiro também tinha no seu acervo, quadros imperiais e outros objetos da família real portuguesa como o presente de um rei africano a D.Pedro.