sábado, 16 de agosto de 2025

Lua de Sangue- Agenda 2025

Por Patrícia Kelly em 11:39

 

Dois fenômenos celestes de grande beleza e valor científico vão marcar este mês, oferecendo oportunidades únicas para observar e compreender a dinâmica entre a Terra, a Lua e o Sol.



📅 7 de setembro – Eclipse da Super Lua de Sangue
Um dos espetáculos mais impressionantes da astronomia. A Lua, no ponto mais próximo da Terra, parecerá maior e mais brilhante. Durante o eclipse total, sua superfície ganhará tons vermelho-alaranjados devido à forma como a atmosfera terrestre filtra e refrata a luz do Sol, deixando passar apenas as faixas avermelhadas. É a combinação entre proximidade, brilho e cor que torna a chamada “Lua de Sangue” tão marcante.
📅 21 de setembro – Eclipse Solar Parcial
Um evento visualmente impactante, em que a Lua encobre parte do Sol, revelando um anel de luz ardente no céu. Esse efeito, conhecido como “anel de fogo”, ocorre quando apenas a borda solar permanece visível. Este eclipse será visível na Nova Zelândia , além de uma estreita faixa da costa leste da Austrália , várias ilhas do Pacífico e partes da Antártida .
🌌 Dica de observação:
Para a Lua de Sangue, procure um local alto e afastado da poluição luminosa. Para o eclipse solar, prepare com antecedência proteção visual certificada, garantindo segurança e qualidade na observação.

Bibliografia: Página Curiosidades da Terra- Facebook


Período Orbital dos Planetas no Sistema Solar

Por Patrícia Kelly em 11:28

 Período Orbital dos Planetas do Sistema Solar

🌞🚀
Você sabia que cada planeta leva um tempo diferente para completar uma volta ao redor do Sol? Esse tempo é chamado de período orbital. Confira quanto tempo cada planeta leva para dar.

O tempo que a terra leva para completar a sua órbita é 360 dias, ou seja um ano para dar uma volta em torno de si mesma , não confunda com a distância em anos luz que é a quantidade de anos ( de acordo com a órbita da terra) este tempo é calculado para um ser humano chegar até outro planeta do sistema solar, este cálculo é a base da distância entre os planetas e a terra, mas um dia a gente chega lá, quem sabe cortando o caminho.

Desta maneira neste conteúdo está descrito a duração dos anos em cada planeta, ou seja, em mercúrio um ano tem 88 dias , já em vênus um ano tem 255 dias, o tempo para o planeta completar uma volta em torno de si mesmo deve variar de acordo com o espaço e também volume do planeta.



🌑 Mercúrio – 88 dias
O mais próximo do Sol, Mercúrio tem o período orbital mais curto. Seu ano dura apenas 88 dias terrestres!
🌕 Vênus – 225 dias
Vênus leva 225 dias para completar sua órbita. Curiosidade: Ele gira no sentido contrário ao da maioria dos planetas.
🌎Terra – 365 dias
Nosso planeta demora 365 dias (ou um ano) para dar uma volta ao redor do Sol.
🔴 Marte – 687 dias
Conhecido como o Planeta Vermelho, Marte leva quase dois anos terrestres para completar sua órbita.
🌟 Júpiter – 12 anos
O gigante gasoso Júpiter leva 12 anos terrestres para completar uma volta ao redor do Sol.
🪐 Saturno – 29 anos
Com seus famosos anéis, Saturno demora 29 anos para completar uma órbita.
💧 Urano – 89 anos
Urano, o planeta gelado, precisa de 89 anos terrestres para finalizar uma volta ao redor do Sol.
🌊 Netuno – 165 anos
O mais distante dos planetas conhecidos, Netuno leva impressionantes 165 anos terrestres para completar sua órbita.

Conteúdo Extraído de Publicação no Facebook - Página Curiosidades da Terra

sábado, 9 de agosto de 2025

Os diferentes povos indígenas do Planeta Terra

Por Patrícia Kelly em 11:12

 

Você sabia que existe índio no Japão? Sim, existem muitas tribos indígenas ao redor do planeta , apesar de terem uma aliança enquanto povos indígenas estas tribos tem diferentes hábitos, vestimentas, cultura e culinária própria do território onde vivem.


Pode parecer estranho mas sim existem índios no Japão, na verdade o povo Japonês reconhece que tem descendência destes e outros povos indígenas que habitaram o planeta no período da pré- história, mas os Ainus atualmente compreende uma civilização que vivem na ilha de Hokkado. 



Além dos índios japoneses também os norte americanos são povos que habitavam a região antes da colonização, apesar de habitarem o território americano assim como os Tupis e Guaranis estas tribos tem hábitos e culturas bem diferentes , são conhecidos principalmente pelas tribos com nome de Apaches, nos filmes de faroestes é mostrada a relação harmoniosa entre os apaches e os primeiros proprietários de terras do norte da américa e américa central.


No polo norte e fronteira com o Alasca existem diferentes tribos indígenas, nesta região são conhecidos os Esquimós por construírem iglus , e também estão presentes na américa do norte Canadá, os nenets são índios que vivem em território Russo, eles são conhecidos por serem criadores de Rena. 



Como foram descobertos os índios japoneses?

Os índios japoneses não foram descobertos, este povo sempre existiam e caracterizam-se por falar uma outra língua, o que aconteceu foi o reconhecimento da ilha de Hokkado como território indígena. Os rituais e crenças religiosas do povo Ainu refletem profunda reflexão com a natureza. 



Quem são os índios Tupis e Guaranis?

Geralmente quando identificamos as tribos indígenas dizemos Tupi Guarani, as tribos indígenas são várias , a tribo Tupi é a que recebeu a caravela de cabral quando chegaram ao Brasil, por isso existe o erro de dizer que o índio é da tribo Tupi quando pode ser de uma tribo com nome diferente.

 

Outro erro comum é juntar as duas tribos Tupi Guarani , pode ser que este erro aconteça pelo motivo de existirem tribos Tupis que viveram próximo ao território que compreende a fronteira de Brasil e Argentina, atualmente este território compreende apenas tribos de índios Guaranis e as Tribos Tupis estão localizada ao norte na Amazônia e cidade e Parintins onde ocorre o Festival de Parintins com estas e outras tribos indígenas. 



Quem são os índios da América Central?

Países como o Peru e México são descendentes de tribos indígenas que habitaram o território antes da colonização espanhola , as ruínas destas civilizações são importantes para economia local que vive do turismo , atualmente o povo Kuna é uma civilização indígena que vive no Panamá e é conhecida pelo seu território.  


Quais são as outras civilizações indígenas do planeta?

Na América central ainda existem Buglé, Maias e Emberá, enquanto ao norte encontramos os Mongóis Inuites e outros , voltando para o continente africanos podemos encontrar os Twa, Aka, Baka e Mondos.

 

A tribo Maassai é a maior tribo do continente Africano , esta tribo é famosa por matar leões e outros animais, são seminômades e vivem no Quênia e norte da Tanzânia. 



sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Mamute em extinção pode ser recriado pela Colossau até 2028

Por Patrícia Kelly em 15:20

 A Colossal , mesma empresa que trouxe de volta o Lobo Terrível prevê utilizar células de um bezerro para modificar e tornar células de uma espécie de mamutes extintas do planeta terra a quatro mil anos. 

A pesquisa para identificar o genoma do mamute teve início este ano de 2025 e deu origem a uma nova espécie de camundongo, neste momento os pesquisadores isolaram genes característicos do mamute e criaram um pelagem única amarelo fígado com espessura ondulada, dessa maneira este código genético está vivo e poderá ser isolado e transmitido para uma célula de mamute com características do seres que habitaram a terra a mais de quatro mil anos. 

A nova espécie de camundongo é chamada de camundongo lanoso, esta nova espécie não tem pelos cinza como os de camundongos comuns e são semelhantes a um porquinho da índia. 

Foto: Camundongo Lanoso Criado em Laboratório com pelagem de mamute extinto. 

Como a colossal pretende trazer de volta os mamute- lanoso? 

As pesquisas da Colossal tem gerado discussões entre  a comunidade de cientista, isto porque a empresa se propõe a recriar os genomas de animais em extinção para trazer de volta ao planeta seres que desapareceram a milhares de anos, e para que isso aconteça a Colossal não mede esforços, depois do Lobo Terrível a Colossal pesquisa mais polemica, a Colossal agora quer recriar o mamute. 

No início do ano a Colosssal divulgou a modificação de um genoma de camundongo para replicar o código genético do pelo do mamute, e prevê que até 2018 utilizará um bezerro para recriar novas células do mamute extinto. 

Não existem mais mamutes na terra, apesar da adorável figura dos mamutes no filme "A Era do Gelo", esta espécie está extinto, a Colosssal afirma que os animais de família semelhante a do mamute que ainda estão vivos são os elefantes asiáticos.