Tuiuiú | O Ninho mais forte do Pantanal
O Tuiuiú é um pássaro tipicamente brasileiro presente nas regiões pantaneiras, é símbolo do Pantanal, o habitat natural do Tuiuiú são os brejos , campos, rios e baías isso porque este pássaro se alimenta de peixes, caramujos e moluscos, eventualmente o Tuiuiú pode se alimentar de insetos no entanto esta é uma necessidade ocasional e os insetos não são o seu alimento preferido.
O período reprodutivo do Tuiuiú vai de maio a novembro, neste período acontece a seca no Pantanal e os níveis de água nas regiões pantaneiras diminuem, os peixes ficam presos em lagoas formadas com a diminuição do nível de água da região tornam-se presas fáceis para os filhotes de Tuiuiú.
Características do Tuiuiú
O Tuiuiú é uma ave pernalta, tem pescoço nu, preto e na parte inferior o papo também nu vermelho, o corpo é coberto com penas brancas , as pernas são pretas, o tamanho do Tuiuiú é de 1,4 metros de comprimento e 1,60 de altura, pode pesar ate 8 KG (oito quilos).
O bico do Tuiuiú tem aproximadamente 30 (trinta) centimentos de comprimento que é o tamanho de uma régua escolar, o bico é preto. A fêmea do pássaro Tuiuiú, assim como na maioria das espécies de animais que habitam o planeta terra, é menor do que o macho o Tuiuiú é parente da cegonha, um pássaro que pertence a família das Cinoniidae.
Os Ninhos do Tuiuiú
Os ninhos do pássarto Tuiuiú são conhecidos por uma forte estrutura, entre as espécies pantaneiras este pássaro é que tem o ninho mais forte, é interessante notar também que o pássaro tuiuiú fabrica ninhos em conjunto com outras espécie de pássaros como a Garça.
Juntam-se até seis pássaros de mesma espécie ou espécies semelhantes na construção de ninhos que tem 1,85m de diâmetro, cientista observam ninhos gigantescos construídos s pantaneiras chegando a 3m de diâmetro, as medidas da altura dos ninhos que são construídos em cima das árvores é de mais ou menos 11m e podem variar segundo o tamanho da vegetação local.
Os filhotes saem dos ninhos aos 3 meses de idade acompanhados dos pais, alimentam-se dos peixes que ficam presos em lagoas quando o nível de alagamento das regiões pantaneiras diminuem, outras aves menores como Periquito-Barroso e Cocota utilizam a base do ninho do Tuiiú para construção de ninhos paa seus filhotes, os cientistas calculam que o ninho de Tuiuiú é tão forte que seja capaz de sustentar uma pessoa adulta quando pronto.