terça-feira, 7 de abril de 2020

O Novo Mundo e Nos Tempos do Imperador




Na semana passada por ocasião da quarentena a Rede Globo de Televisão está reprisando um resumo da novela "O Novo Mundo", na sequência a nova novela das seis será "O Imperador",a novela foi escrita por Thereza Falcão e segue uma ordem cronológica de acontecimentos históricos que tem início com a vinda da família real para o Brasil e termina com a volta de D.Pedro I a Portugal para ser rei, D.Pedro I também é responsável pelo grito de independência que libertou o Brasil do reino de Portugal.

Assim como aconteceu na história do Brasil D.Pedro I deixa seu filho, D.Pedro II, no país com 6 anos de idade para se tornar rei de Portugal, as gravações de "Nos Tempos do Imperador" foram interrompidas devido a quarentena, a novela vai contar sobre o império de D.Pedro I que foi deixado no Brasil ainda criança, e se tornou imperador do Brasil aos 15 anos de idade.

A exibição das duas novelas em sequência já estava nos planos da Rede Globo de Televisão, porém devido aos muitos capítulos a nova novela "Nos Tempos do Imperador" começaria sem a exibição do resumo da primeira novela "O Novo Mundo", a decisão de exibir a primeira novela da cronologia histórica surgiu mesmo com a interrupção das gravações de "Nos Tempos do Imperador".

Para as crianças que devem ficar em casa até o mês de março assistir as novelas deve ser uma aula de história, muito engraçada e motivadora para os pequenos, eu mesmo ri muito com os personagens portugueses a Maria que corre atrás do esposo que embarcou a para o Brasil e os donos da venda. Preparei um resumo com os principais acontecimentos históricos do "O Novo Mundo" para os leitores do blog entenderem melhor.

Veja, os Principais Acontecimentos Históricos de "O Novo Mundo"!




A vinda da família real para o Brasil 1807

A fama do reino cruel de Napoleão Bonaparte é internacional, mas o que poucas pessoas sabem é que as guerras provocadas pelo imperador francês teve influência direta na história do Brasil. Napoleão conquistou a maior parte do continente europeu durante o ano que esteve à frente das tropas militares, apesar de seus ideais terem grande influência durante a primeira república francesa, Napoleão era extremamente racista e as guerras causadas pela expansão do seu império causaram muitas mortes de soldados e inocentes cidadãos. 

Talvez por causa da fuga para o Brasil D.João, rei de Portugal é conhecido até hoje como um rei medroso, guloso e traído pela mulher Carlota Joaquina, nos primeiros capítulos da novela "O Novo Mundo" Carlota Joaquina é obrigada a cumprir uma sentença de prisão domiciliar, após a descoberta do caso vivido pela rainha que foi denunciado pela esposa de seu amante.O rei D.João para não condenar a esposa a morte pede que cumpra prisão domiciliar, logo o caso será esquecido pelos brasileiros, e Carlota Joaquina volta a frequentar festas da corte até o retorno a Portugal. 


Casamento de Leopondina 13 de maio de 1817 

No capítulo de ontem acontece o casamento da princesa Leopondina com o príncipe D.Pedro I, achei a princesa muito bem representada pela atriz Letícia Colin , D.Pedro I é representado por Caio Castro, Leopondina é uma dama Australiana criada para frequentar os ambientes da corte européia que viaja para o Brasil e se casa com D.Pedro I participando ativamente da independência do Brasil, foi princesa do Brasil, arquiduquesa da Austrália e rainha consorte do império brasileiro e do reino de Portugal. 

 Leopondina casou-se com D.Pedro I por procuração e chegando ao Brasil  foi realizada a cerimônio na igreja, a história também conta que o jovem D.Pedro I possuía muitas mulheres, e apesar de ter trocado cartas durante um longo período com Leopondina sentia-se contrariado com a união. Mais tarde a novela e a história mostrará um dos casos mais importantes de D.Pedro I com a Marquesa de Santos, conta a história que foi na volta de uma de suas viagens a casa da marquesa que D.Pedro I declarou independência do Brasil, após receber um aviso e carta de Leopondina enviadas por meio do exército da corte. 
  • D.João embarca junto com a corte e sua família para o Brasil fugindo das tropas de Napoleão;
  • No Rio de Janeiro D.João instala a biblioteca nacional e funda o Parque Nacional destinado a pesquisas das plantas típicas brasileiras, o Brasil deixa de ser colônica de Portugal e passa a ser Reino Português, até a independência declarada por D.Pedro. ;
  • D.Pedro I casa com a princesa Leopondina. 


Epidemia e Morte do Primogênito da Família Portuguesa 


O casal D.Pedro e Leopondina se casam e vão morar na Quinta da Boa Vista, local que a família real portuguesa escolheu para residir ao embarcar no Brasil, D.Pedro e a princesa Leopondina tiveram muitos filhos, mas a história não consegue precisar com certeza quantos são, dizem que em nove anos de casamento foram Leopondina  tivera nove gravidez uma a casa ano, mas que Leopondina teria perdido duas crianças, os filhos que foram registrados são os que aparecem na novela:

  1. Miguel de Bragança, Infante de Portugal e do Brasil;
  2. Pedro II do Brasil;
  3. Rodrigo Delfim Pereira;
  4. João Carlos, Pincipe da Beira;
  5. Miguel de Bragança, Príncipe da Beira. 


Este é um capítulo muito triste da nossa história, por ocasião de uma epidemia que eram muitas naquele tempo a princesa Leopondina perde o primogênito que nunca assumiu o trono, morreu ainda criança Miguel de Bragança que ganha o título de Infante de Portugal e do Brasil. 

O próximo na sucessão ao trono brasileiro é D.Pedro II, que será deixado no Brasil aos 3 anos de idade para se tornar imperador, trazendo muitas prosperidades ao país, sua filha a Princesa Isabel assinará a lei da abolição da escravatura no país. Mas esta história será contada da próxima novela "Nos Tempos do Imperador" que será exibida após "O Novo Mundo".



Independência do Brasil 7 de setembro de 1.822

A independência do Brasil foi popularmente conhecida pelo grito de independência as margens do rio do Ipiranga, onde está localizado o museu paulista D.Pedro I grita "Independência ou Morte!" pondo fim ao domínio português sobre as terras brasileiras. 

Após a volta do rei D.João a Portugal a corte e aristocracia brasileira temia o domínio português sobre as terras brasileiras, D.Pedro I era pressionado a declarar independência do país, se opondo aos interesses de seu próprio pai.

Conta a história que de volta para a casa depois de uma noite de amor com a amante princesa Domitila, D.Pedro I recebe uma carta de sua esposa que informa a ele a pressão da corte para que o Brasil seja independente, D.Pedro I então sai com sua tropa e as margens do rio Ipiranga no estado de São Paulo dá o grito de independência sobre seu cavalo e com espada erguida.

Mais tarde os documentos históricos mostram a princesa Leopondina como uma das principais influenciadoras do grito de independência, no Rio de Janeiro a princesa que ficara na liderança ao lado do deputado português José Bonifácio, durante viagem de D.Pedro para o litoral, já havia assinado a carta de independência que enviou a D.Pedro para que então desse o grito da independência.

Mais tarde D.Pedro e Leopondina deverão assumir o Reino de Portugal, mas esta é uma outra história, deixando o filho ainda criança aqui no Brasil, no final da novela apenas é mostrado o embarque da família real para Portugal. Assistam "Nos Tempos do Imperador!"