terça-feira, 28 de maio de 2019

Corretor Ortográficio| Você sabe utilizar?



Corretor ortográfico é muito bom, mas nem sempre acerta, imagine que eu mesma já errei muitas vezes acreditando no corretor ortográfico, isto acontece porque algumas palavras da língua portuguesa tem sentidos diferentes, por exemplo QUIZ que é uma palavra derivada do estrangeirismo, o do inglês tem um significado parecido com jogo, refere-se a um jogo de perguntas e questões com respostas alternativas, QUIZ com Z tem este significado e QUIS com S em português é a conjugação verbal do verbo QUERER.

Aprendi esta da pior maneira, já que eu estava tentando conseguir uma bolsa de mestrado para um projeto meu, e tive que imprimir três vezes o meu trabalho porquê vira e mexe a palavra QUIS saia com Z, acabei não conseguindo a bolsa :(, mas logo depois me tornei uma web- redatora \0/.


Pessoas viciadas em internet não escrevem corretamente?

Bom eu nunca fui uma pessoa que achava que era viciada em internet, mas é com muito pesar que digo já cometi alguns erros de ortografia, eu sei isto é abominável, muito ruim :0, e não sei se é por causa do computador ou porque sou desatenta mesmo, o fato é que ninguém gosta de errar, não é mesmo :(.

Pra mim o corretor ortográfico sempre funciona , eu que erro mesmo rsrs, ai agente tem aquela teimosia que vê a palavra errada e tem certeza que a maneira que está escrevendo está correta, e ai não está, muito ruim, bom não gosto de errar mas errar é humanos, vocês não acham?


As palavras que não estão grifadas pelo corretor ortográfico sempre estão corretas? 

Bom, nem sei se deveria estar partindo deste ponto de vista, já que o objetivo deste texto é divulgar algumas palavras as quais o corretor ortográfico se engana, já que grafias diferentes tem o mesmo som mas significados também diferentes, e é por isso que as vezes achava que a palavra grifadas estava correta mas não, e enfim o corretor não grifa as palavras que tem dois significados e quando está grifada certamente está errada, hehe.

Ai vai então algumas palavras que podem ser escrita de duas maneira e devemos ficar atentos , esta lista é baseada nas minhas experiências se alguém tiver mais alguma palavra que não é corrigida pelo corretor ortográfico porque admite duas grafias com significados diferentes, escreve ai nos comentários, o objetivo é conseguir um grande número de palavras para que não ocorra erros:


  • Quis e Quiz: Esta já comentamos aqui neste testo Quis com S é uma conjugação do verbo Queres e Quiz com Z refere-se é um questionário, teste de alternativas ou jogos eletrônicos de adivinhação. 
  • Trás e Traz: Esta aprendi durante o tempo que fazia estágio e dava aulas de reforço em Língua Portuguesa, caiu em uma Prova do SARESP um texto que trazia as duas formas de escrever as palavras que tem significado diferentes muito semelhantes.
           Trás com S significa a parte traseira de um veículo, móvel ou lugar, já Traz com Z é a conjugação do verbo Trazer, ex: Traz algo saboroso todos os dias da padaria onde frequenta. 
  • Mais e Mas: Esta eu já errei também, e como diria o meu irmão porque quis saber demais, errar é humano né, então basicamente mais com "i" tem sentido de adição e Mas com "s" tem sentido de adversativo. 
Meu erro ocorreu por conta dos conectivos que podem ter sentido adversativo e aditivo, que acrescenta algo a frase, então escrevia mais no sentido de complementação de algo, como fui corrigida por isso passei a utilizar apenas Mas, no sentido adversativo, pra mim esta é uma coisa difícil de ser corrigir mas como o bom senso deve prevalecer o utilizo o Mais apenas para se referir a uma adição ou sinal da matemática (+). 
 
Não consegui lembrar de todas, mas certamente tem mais algumas palavras que passam desapercebidas pelo corretor ortográfico, quando lembrar de alguma faço um post no blog e certamente vocês saberão, continuem curtindo e compartilhando minhas postagens e até mais curiosidades!